4.01.2013

t & w | centrifugar nuvens | jo

| TENDER WONDERLAND |






Vinha a dormir quando o chão me chamou a atenção; por que é que há paralelo na auto-estrada? 
Estávamos a chegar. 
Arrasto-me para casa, tiro a maquilhagem esborratada, azul nos olhos e vermelho nos lábios; os caracóis na testa despenteada, já não consigo sair dos anos 80. 
Penso em dormir sem pijama, o sushi encheu-me e não me apetecem elásticos
A máquina lavou. 
Penso em esvaziá-la. 
Está trancada. 
Desligo.
Estalinho. 
Abro. 
Água invade. 
Hmm? 
Fecho e vou buscar a esfregona ao terraço; foi ficando à chuva na esperanca de enxugar. 
Mudo o programa e forço a centrifugação
Lavo os dentes. 
Não oiço a máquina. 
Abro a porta da cozinha como quem abre um roupeiro, está encravada na mesma. 
Rodo, tento, forço, bato. 
Penso no Feng Shui e na falta dele nos electrodomésticos avariados. E penso no viver sozinha. E no Feng shui de novo. 
Vou enxugando o chão com a esfregona molhada. 
Decido abrir a máquina. A água inunda tudo, não cai toda para o alguidar porque é demasiado fluída e senti-la nos pés é quase uma imagem de Verão. 
Como a do terraço com 2 dedos de água, a cadeira desdobrável no meio e o sol a bater. Desentupi-o mas a partir dai só choveu. Dia sim dia sim e sia dim. 
Mas esta água é gelada e só traz lixinhos de outrora, de outras vidas desta casa. 
Lembrei-me do filtro. Arranco o rodapé da máquina e rodo. 
A água sai ainda com mais força. Chuva rasteira gelada a invadir tudo, mas assim descubro a meia rasgada que estava a entupir o Inverno. Arranco-a mas a água é tanta que não me deixa fechar de novo o filtro. 
Mas fechei, enquanto a chuva se espalhava... e rodei e encaixei. 
O tapete da cozinha e a esfregona ficaram inúteis. 
Três toalhas de banho a enxugar este chão, piscina de Verão gelado, sob sol comprido e fluorescente. 
O esforço arranca-me o verniz vermelho das unhas enquanto a máquina centrifuga. 
A roupa estende-se amanhã. 
Vou dormir. Sem pijama. Porque o Inverno já se está a ir. 
Já centrifuguei as nuvens.                                                                                                                        JO

Sem comentários:

Enviar um comentário